quinta-feira, 16 de maio de 2013

Em um passado recente, imaginar uma convocação de seleção brasileira sem Kaká e Ronaldinho Gaúcho poderia parecer surreal. Atualmente, porém, é a pura realidade. Ambos estão fora da lista final do técnico Felipão para a Copa das Confederações. Dessa vez, eles foram “dispensados” pela Seleção, mas há alguns anos, na Copa América de 2007, eles é que deixaram de lado o time canarinho.
Ronaldinho jogo Brasil Chile Mineirão (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)
À época, Ronaldinho estava no Barcelona, e Kaká, no Milan. Os dois, então, pediram para não participarem da competição na Venezuela, alegando cansaço por conta da recém-terminada temporada europeia. Dunga era o técnico e foi campeão. Ele não gostou nada da solicitação de suas principais estrelas. Mais adiante, apenas Kaká recuperou espaço para a Copa do Mundo de 2010. R10 ficou fora.
Nos últimos três anos, depois do Mundial da África do Sul, tanto Kaká quanto Ronaldinho Gaúcho não conseguiram se firmar na Seleção. Os dois tiveram algumas chances com Mano Menezes e depois com Felipão, mas não demonstraram dentro de campo o futebol que outrora, como na ocasião da Copa América de 2007, os credenciaria a vestir a amarelinha.
- Nesse momento, não somos um clube, não defendemos um estado, somos o Brasil. Convocamos de acordo com as nossas observações, pensando num caminho certo para a nossa Seleção. Espero que a partir de agora, independentemente de quem torce por A ou B, de quem discorde ou não da lista, possamos trabalhar juntos pelo Brasil. Que tenhamos uma grande convivência – declarou Felipão.
Kaká Brasil x Rússia (Foto: Reuters)
Rigoroso e fiel aos seus princípios, o técnico da seleção brasileira preferiu não falar sobre os jogadores que não foram chamados para a Copa das Confederações. Mas deixou alguns recados nas entrelinhas. Para voltar, Ronaldinho Gaúcho terá de melhorar seu comportamento fora das quatro linhas, já que dentro de campo está bem no Atlético-MG. Já Kaká tem de repensar se vale ser reserva no Real Madrid.
Muito embora tenha se destacado nas últimas vezes que foi chamado por Mano Menezes, como nas vitórias sobre Iraque e Japão, o meia não aproveitou bem as chances dadas por Felipão nos empates com Itália e Rússia. Ficou fora da convocação e terá de evoluir muito para voltar aos planos para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Da Copa das Confederações, ele já está fora.

Com os 23 convocados definidos por Felipão na última terça-feira, a seleção brasileira se apresenta para preparação no dia 27 de maio, no Rio de Janeiro. Antes da estreia na Copa das Confederações, o Brasil faz amistosos contra a Inglaterra, dia 2, no Maracanã, e diante da França, dia 9, em Porto Alegra. Na competição, os adversários da primeira fase serão Japão, México e Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário